top of page

Cervejaria Narcose [Capão da Canoa/RS]


A Cervejaria Narcose tinha problemas sérios de condicionamento acústico, o que causava grandes desconfortos para clientes e funcionários. Foi realizado um projeto de tratamento acústico onde foram especificados diversos aparatos acústicos para tratamento do ambiente: difusores acústicos de schroeder, painéis ressonadores e painéis absorvedores. Com este tratamento acústico a cervejaia teve uma melhoria significativa conforme na sua acústica interna.

Na Figura 1 é mostrado o gráfico do tempo de reverberação (TR) do local. Pode-se observar que o TR após a realização do tratamento acústico ficou muito próximo ao TR estimado nos parâmetros de projeto.

Figura 1 - TR do local.

Na Figura 2 são mostrados os difusores de schroeder instalados atrás da bateria. Estes difusores foram projetados para atuar no campo acústico gerado pelos pratos da bateria nas frequências de 1kHz até 3kHz, atuando assim em conjunto com os demais aparatos acústicos para redução do TR.

Figura 2 - Difusores de schroeder.

Na Figura 3 são mostrados os baffles que foram fixados no forro de gesso da cervejaria. Estes baffles foram instalados para atuarem no campo acústico gerado na faixa de 100 Hz até 8 kHz.

Figura 3 - Baffles acústicos.

Na Figura 4 são mostrados painéis ressonadores piramidais. Estes painéis foram projetados para atenuar modos acústicos nas frequências de 63 Hz, 80 Hz e 100 Hz.

Figura 4 - Painéis ressonadores piramidais.

Foram desenvolvidos aparatos acústicos que se adequassem ao design arquitetônico, fossem discretos e não interferissem na iluminação do ambiente. Na Figura 5 observa-se que os baffles fixados no forro ficaram incorporados a este dando a impressão de serem parte da estrutura original.


Figura 5 - Foto do estabelecimento durante o funcionamento.

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page