Centro de eventos Casa do Chef [Xanxerê/SC]


O centro de eventos Casa do Chef foi concebido em um local que era utilizado no passado como uma fábrica de escapamentos automotivos. Quando realizamos a primeira visita técnica o local estava totalmente vazio conforme mostrado na Figura 1.

Figura 1 - Local antes da realização do projeto.


O local era fechado apenas com telhas de galvalume tanto nas paredes quanto no teto. Antes de iniciar as modificações no local foram feitas medições acústicas na área externa de forma a mensurar o ruído comunitário presente e compará-lo posteriormente com o ruído gerado pelo centro de eventos. Os pontos de medição utilizados são mostrados na Figura 2.

Figura 2 - Pontos de medição do ruído comunitário.


No projeto de isolamento acústico foram especificados os sistemas construtivos das paredes, forro e aberturas. Na Figura 3 são mostrados o sistema construtivo de parede e de porta acústica especificada no projeto.

Figura 3 - Sistema construtivo de parede e de porta acústica.


Na Figura 4 é mostrado um sistema construtivo de fachada especificado neste projeto. A isolação acústica projetada para este sistema foi de 40 dB.

Figura 4 - Sistema construtivo de fachada especificado no projeto.


Na Figura 5 é mostrado o forro acústico especificado sendo instalado no local.

Figura 5 - Processo de instalação do forro acústico especificado.


Cada sistema construtivo foi selecionado com intuito que os pontos de controle mostrados na Figura 2 não excedessem o limite de 55 dB(A) de ruído conforme o indicado pela NBR 10151 para esta região da cidade.

Para controle da reverberação do ambiente foram utilizados revestimentos acústicos nas paredes e o próprio forro acústico. Na Figura 6 é mostrado o gráfico do tempo de reverberação (TR) estimado e o obtido após a conclusão da obra.

Figura 6 - TR do local.


Observa-se a partir da frequência de 800 Hz há uma boa correspondência entre o resultado estimado e obtido. Nas Figuras 7 e 8 é mostrada a parte interna do local após a conclusão da obra.

Figura 7 - Estabelcimento após a finalização da obra.


Figura 8 - Estabelcimento após a finalização da obra.


#Condicionamentoacústico #Tratamentoacústico #Painéisressonadores #NBR10151

18 visualizações0 comentário

© 2017 por PROECO

Todos os direitos reservados, equipe PROECO.