Como escolher uma espuma acústica?

Antes de começar a falar das espumas acústicas precisamos entender melhor como um material absorvedor acústico funciona. As espumas acústicas são consideradas materiais porosos de estrutura elástica. Na Figura 1 são mostrados os mecanismos de absorção de um material poroso deste tipo.

Figura 1 - Mecanismo de absorção de um material poroso (Marese, 2013).

Quando há propagação da onda sonora no fluido e esta atinge o material há uma interação entre fluido (no nosso caso o ar) e a estrutura do material. Esta interação faz com que haja movimentação da estrutura e a transformação da energia sonora em calor, ocasionando assim a dissipação do som.

Entendido isso podemos falar das duas propriedades físicas principais que vão definir o comportamento dos materiais porosos: densidade e espessura.

A densidade do material diz respeito a quantidade de matéria presente em determinado volume. Na Figura 2 abaixo é mostrado um gráfico do coeficiente de absorção sonora em bandas de oitava para uma placa de lã de vidro de 50 mm.

Figura 2 - Coeficiente de absorção sonora da lã de vidro em função da densidade.

Como pode-se observar com o aumento da densidade há um incremento na absorção sonora, também se observa que a absorção sonora cresce principalmente em baixa frequência.

O aumento da espessura tem influência semelhante no aumento do coeficiente de absorção sonora. Na Figura 2 são mostrados os coeficientes de absorção sonora para placas Sonex illtec.

Figura 3 - Coeficiente de absorção sonora da placa Sonex illtec em função da espessura.

Conforme observa-se na Figura 3 o aumento da espessura ocasiona um aumento da absorção sonora do material.

Assim para escolher a espuma acústica adequada você precisa saber qual absorção sonora necessária em cada frequência. Uma coisa importante de comentar é que espumas acústicas não isolam o som, elas apenas atuam de forma a absorver parte da energia acústica.


#Projeto #Acústico #Espuma #Acústica #Tratamento

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo